O Condado Portucalense foi um vasto território, a norte do rio Douro, que foi entregue, em 1096, a D. Henrique de Borgonha, para o próprio governar , como recompensa por ter ajudado na reconquista da Península Ibérica. Também lhe foi dada a mão de D. Teresa em casamento, de onde depois se originou um filho D. Afonso Henriques.
As primeiras preocupações de D. Henrique e de sua mulher, D. Teresa, foram alargar o condado. Em 1112 D. Henriques, faleceu sucedendo-lhe a mulher, D. Teresa. Como D. Teresa começou a aliar-se à Galiza metendo a independência do condado em causa D. Afonso Henriques, apoiado pelos Nobres portucalenses, combateu contra a mãe na Batalha de São Mamede, de onde sai vitorioso, e assegurou o governo do condado Portucalense. A primeiras preocupações de D. Afonso Henriques foram expandir mais o território do condado e conseguir uma maior autonomia para o mesmo.
No ano de 1139 D. Afonso Henriques vence a batalha de Ourique e intitulou-se rei de Portugal, o que o rei de Leão e Castela não gostou. Depois de alguns conflitos eles chegaram a um acordo de paz, em 1143, com o Tratado de Zamora em que Afonso VII de Leão e Castela reconhece a independência do condado.
Apesar de ele se ter intitulado rei, só em 1179 o papa Alexandre III , através da Bula Manifestis Probatum, aceitou reconhecer Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como rei.
No domínio militar, D. Afonso conseguiu grandes vitórias contra os muçulmanos. Em 1147 ele conseguiu reconquistar a cidade de Santarém e Lisboa.
Quando, em 1185, morreu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a reconquista já tinha atingido o baixo Alentejo. Mas, em 1191, os Muçulmanos voltaram a conquistar territórios até à zona de Lisboa. Em 1239 D. Sancho II reconquistou mais um bom bocado do Alentejo mas só em 1249 é que D. Afonso III reconquistou o Algarve, último território.
Em 1297 foi feito o Tratado de Alcanises que definia as fronteiras do reino, Portugal continua com essa fronteiras até aos dias de hoje, apesar de ligeiras alterações.
Webgrafia:
http://historia-portugal.blogspot.pt/2008/02/o-condado-portucalense-1095-1139.html
Bibliografia:
Manual escolar : História sete
Manual escolar:6º ano de escolaridade "História de Portugal" Editora-editorial Livro
Pequenas Histórias das grandes nações /Historia de Portugal , Editora-Èditions Minerva S.A.- Fribourg- Génève, 1979
Trabalho realizado por:
Alexandre Pereira