O nome Arte Românica provem do estilo Vigente ( XI e XIII ), durante o período da história da Arte, conhecida como "românica". Este estilo é mais visto nas igrejas católicas, construídas após a expansão do cristianismo, pela Europa.
História:
Desde o fim do Império Romano até ao século XI, a Arte Românica passa por muitas estabilidades e crescimento. A Arte variava entre os vários povos europeus, por isso mudaria o " crescente entusiasmo religioso", em que as causas eram:
- As peregrinações, que foram crescendo;
- As cruzadas.
O nome Românico veio com todas estas mudanças, visto que a romanização chegou à Europa. O que faltava era a autoridade política, que tinha sido ocupado pelo Papa. Era a igreja que controlava o pensamento e a vida das pessoas naquela época, e foi a responsável pela unificação da Europa dês da queda do Império Romano. O crescimento religioso levou à construção de várias igrejas.
Características:
De acordo com as influências regionais, haverá uma serie de características comuns nas diversas regiões europeias, que definem o estilo Romano, as igrejas são as mais comuns.
A pedra foi empregada na construção e o telhado de madeira foi trocado por abóbadas de berço e de arestas. As igrejas eram ricamente decoradas externamente ao contrário da Arte Paleocristã.
Bibliografia:
Trabalho realizado por:
Raquel Sobral
Sem comentários:
Enviar um comentário