D.Afonso Henriques, mais tardetambém conhecido como o "conquistador" nasceu em 1109 em Guimarães e morreu no ano de 1185. Filho de Henrique de Borgonha e de Dona Teresa. Nesse mesmo ano morre D.Afonso VI desde aì começou a disputa entre Dona Urraca, a herdeira legitima, Dona Teresa e outros pretendentes ao trono.
Quando o seu pai morreu D.Afonso Henriques tinha apenas 3 anos, ficando responsável pela sua educação Egas Moniz. Em 1120 Afonso Henriques tomou um partido político diferente do que sua mãe tinha escolhido, o que fez com que tivesse de emigrar.Em 1128 as tropas de Dona Teresa de Leão defrontaram-se contra as de D.Afonso Henriques, na batalha de São Mamede. O vencedor desta batalha foi Afonso Henriques, que vencendo a sua mãe D.Teresa, passou a governar o condado.
Depois D. Afonso Henriques proclamou-se rei do Condado Portucalense e recusou-se a obedecer às ordens de Afonso VII, (rei de Leão e seu primo).
Em 1139 deu-se a batalha de Ourique, que apesar da desvantagem numérica derrotou 5 reis Mouros. Depois desta batalha passou a ser Rei de Portugal.
Dá-se o Tratado de Zamora, em 1143, em que depois de muitas batalhas, Afonso VII e o Cardeal Guido de Vico, em representação do papa, reconheceram D.Afonso Henriques como Rei de Portugal.
Depois de tudo estar resolvido iniciou batalhas com os Mouros para ver se conseguia alargar o seu reino. Acabou por lhes conquistar Santarém, Lisboa, Sintra, Alcácer do Sal, Évora...
D.Afonso Henriques acabou por morrer em 1185, quando morreu já quase todo o Alentejo estava conquistado, daí ficar com o cognome de "O Conquistador".
Bibliografia:
http://www.slideshare.net/20014/biografia-de-d-afonso-henriques
Trabalho realizado por:
Rodrigo Feliciano
Sem comentários:
Enviar um comentário