Durante o século XIII vivia-se uma época com graves complicações sociais. O avanço urbano provocou ideias contrárias à Igreja Cristã, resultantes de desigualdades sociais, em que a burguesia tirava o pão da boca à maioria dos artesãos que viviam uma situação de extrema miséria. Toda esta situação, originou um ambiente de insatisfação e de revolta contra o clero, a ostentação da sua riqueza e poder, e levou ao afastamento da igreja por parte do povo.
Para combater este ambiente de insatisfação e revolta, foram criadas ordens mendicantes:
- a dos Franciscanos ( criada por Francisco de Assis);
- a dos Dominicanos ( criada por Domingos Gusmão);
- os agostinianos e as carmelitas são também duas ordens mendicantes muito importantes no seio da Igreja Católica.
São Francisco de Assis |
As ordens mendicantes eram constituídas por frades. Recusavam-se a viver com grandes luxos, viviam de esmolas que adquiriam no exterior dos mosteiros, ensinavam aos pobres os valores da humildade e aos ricos os valores da caridade.
Entre os Dominicanos e os Franciscanos haviam grandes diferenças. Os Franciscanos pregavam o amor a todas as criaturas da terra, assim como Jesus o tinha feito. S.Francisco tornou-se tão falado, que a ele lhe foram atribuídos muitos milagres.
Os Dominicanos dedicaram-se não só à pregação como também ao estudo e ao ensino, eram contra aqueles que se oponham à doutrina da igreja.
Bibliografia:
Livro: «História Sete»
Trabalho realizado por:
Diogo Trinchante
Sem comentários:
Enviar um comentário