quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As Erínias

As Erínias surgiram das gotas de sangue que caíram sobre Gaia quando o deus Urano foi castrado por Cronos. Elas eram também chamadas Eumênides, que em grego tem o significado de Bondosas ou as Benevolentes.
Erínias
Os seus nomes são Alecto, a encolerizada, que se ocupa de punir os crimes morais como a soberba, a ira e a cólera espalhando pestes e maldições e perseguindo os criminosos com tochas não permitindo que dormissem sossegados. Megaira, que representa o rancor, a inveja a cobiça e o ciúme, persegue principalmente os criminosos do matrimonio, isto é os que praticam o adultério e a infidelidade. Tisífone vingava-se de quem cometia homícidios. Os homens tinham muito receio delas e por isso fugiam da sua presença. Elas eram forças primitivas da Natureza que se ocupavam de vingar os crimes.
As Erínias eram horrendas com asas de morcego, dos seus olhos escorria sangue em vez de lágrimas e os seus cabelos tinham madeixas entrançadas de serpentes, muitas vezes faziam-se acompanhar deste animais, armadas de chicotes e de tochas acessas.
Elas viviam nas profundezas do tártaro e tinham como principal função castigar os crimes cometidos, torturando almas pecadoras julgadas por Hades e Perséfone.
A população para não atrair a sua raiva a si, intitulou-as de bondosas. Em Atenas usava-se como expressão Semnai Theai ou então deusas veneradas. Segundo a versão de Ésquilo, as Erínias são filhas da deusa Nix a deusa da noite e na sua peça elas são só três. Mas de acordo com outras versões vivem no inframundo onde descansam até que as chamem de volta à Terra.

Webgrafia:
http://pt.eravo.com/Erínias

Trabalho Realizado Por:
Sandra Malveiro 

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    O texto estava com bocados trocados e frases sem sentido.Não se faz uma pesquisa sobre um assunto apenas num site.

    ResponderEliminar