quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vénus


Vénus
Deusa do Amor e da Beleza, tendo sido assimilada à Afrodite grega. O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas. Noutra versão, é filha de Júpiter e Dione.
Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte. Vénus foi uma das divindades mais veneradas entre amigos. Tinha um olhar vago e possuia um carro puxado por cisnes.
Vénus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor.
Segundo a mitologia romana, é a deusa da formosura e do amor. Vénus era filha do Céu e da Terra. Também se diz que era filha do Mar e que Saturno preparou o seu nascimento, formando-a da espuma das águas. E há ainda quem afirme que era filha de Júpiter e da ninfa Dione.
Conta-se que Vénus, logo após o seu nascimento, foi arrebatada para o céu, pelas deusas Horas, e todos os deuses a acharam tão formosa, que a designaram deusa do amor e cada um deles queria desposá-la. Foi Vulcano que a recebeu por mulher, por ter forjado os raios com que Júpiter combateu os Gigantes, que queriam apoderar-se do céu. Mas Vénus, não podendo suportar o marido pela sua grande fealdade, entregou-se à vida dissoluta e teve muitos amantes, entre os quais Marte, filho de Juno e deus da guerra, de quem teve Cupido.
Vénus também desposou Anquises, príncipe troiano, de quem teve Eneias, que, já homem, partiu com uma grande armada para a Itália, para aí fundar um novo império. Vénus presidia a todas as festas de prazer e divertimento, sempre acompanhada das três Horas. Representa-se com Cupido, seu filho, sobre um coche puxado por pombos ou por cisnes.
Vênus teve vários amantes, e com eles, vários filhos:
Com Marte (deus da guerra) – Harmonia, Cupido, Deimos e Fobos.
Com Mercúrio (mensageiro dos deuses) – Hermafrodito
Com Baco (deus do vinho) – Hymenaios e Priapo.
Com Anquises (mortal) – Enéias
Ao nascer Cupido, Júpiter ordenou que ela desaparecesse com o filho, pois temia os danos que um ser tão sedutor poderia causar. Escondeu-o num bosque, onde Cupido foi amamentado por leoas. Já crescido, Cupido fez algumas setas, e treinou sua mira atirando nas leoas que o haviam alimentado. Mais tarde, passou a fazer dos homens as vitimas de suas setas, que despertavam neles grande paixão.

Bibliografia :

Trabalho Realizado Por:
Beatriz Quintos

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    O texto estava repetitivo, com erros que tive de corrigir e com frases cortadas a meio e sem lógica. Fizeste colagens e não texto próprio.

    ResponderEliminar