quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hades

Hades -
Museo nazionale romano di palazzo Altemps, Roma, Itálias
Hades era considerado filho de Crono e de Réia e irmão de Zeus, Posídon, Hera, Deméter e Héstia. Acredita-se que durante a titanomaquia que ele recebeu dos ciclopes um capacete que tornava o seu utilizador invisível. Na partilha que se seguiu à luta, coube-lhe o controle do mundo subterrâneo e dos mortos.
A titanomaquia foi a guerra entre os Titãs, liderados por Cronos, e os Deuses Olípicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo. Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos.
Poesia
O Hades é pouco conhecido
mas também é um Deus.
Ele foi rei do submundo
e era irmão de Zeus.

Dos fantásticos ciclopes
Hades recebeu,
um capacete que em invisivel
o seu corpo converteu.
Influência na Cultura Grega
Hades era um Deus pouco importante na cultura Grega, ele costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja como por assim dizer "dividido" entre outras divindades, tais como o Tanatos, deus da morte, ou as Queres (Ker) - estas últimas retratadas na Ilíada recolhendo avidamente as almas dos guerreiros, enquanto Tanatos surge nos mitos da bondosa Alceste ou do astuto Sísifo.

Webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0172

Trabalho Realizado Por:
Frederico Santos

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    Pouca informação acerca do mito de Hades. A poesia, é de quem? Assina o trabalho

    ResponderEliminar