quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Medusa

Perseu com a cabeça da Medusa
A Medusa era uma das três irmãs górgonas, era filha de Fórcis e Ceto. Quem olhasse diretamente para ela era transformado em pedra; a Medusa, ao contrário das suas irmãs, era mortal e, um dia, foi decapitada por Perseu, que utilizou a sua cabeça como arma.
Perseu, mais tarde entregou a cabeça à deusa Atena, que a colocou no seu escudo. A Medusa servia para afugentar o mal conhecido como Gorgoneion.
Medusa foi uma donzela mas, um dia, Medusa deitou-se com Poseidon, o deus dos mares no templo de Atenas; a deusa, enfurecida transformou o seu cabelo em serpentes e pôs a sua cara tão feia que quando alguém olhasse para ela se transformaria em pedra.
Perseu tinha a missão de trazer a cabeça de Medusa. Perseu fê-lo utilizando umas sandálias que lhe dava o elmo da invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado que permitia Perseu ver o reflexo de Medusa sem se transformar em pedra. Quando separou a cabeça do pescoço da Medusa, nasceram dois animais: o cavalo alado, Pégaso e o gigante dourado Crisaor.
Medusa
Algumas das taças de vinho atenienses nos meados do século VI a.C. apresentavam o seguinte aspeto: cerca da berma, no interior da taça, desenhavam-se cachos de uvas, não deixando dúvidas que naquela taça se servia apenas vinho; já perto do fundo, estão desenhadas em todo o contorno umas figuras negras de rapazes nus a servirem vinho aos convidados, enquanto que na base da taça, estava estampado o símbolo da Górgona, ou seja, quem bebesse por essas taças, no momento em que o vinho chegasse a um nível onde que era permitido poder-se ver as figuras negras, os servidores desnudados, significava que a taça necessitava de ser enchida; a cabeça da Górgona depositada no fundo, seria uma mensagem humorística que indicava ao convidado manter a taça do vinho sempre cheia durante a festa, caso contrário, viria a figura da Górgona desvendada e seria transformado em pedra.
Um rei, da cidade grega de Argo, uma noite sonhou que o seu futuro neto o iria assassinar, então prendeu a sua filha, chamada Danae, numa torre que a impedisse de se casar e ter filhos (o neto que iria assassinar o rei). Zeus fez diminuir o sofrimento da princesa e mandou um deus lá, que disse: " Não temas, bela donzela. Sou um deus poderoso e vi o que o teu pai  te fez. O teu sofrimento e resignação fizeram-me querer fazer de ti a minha esposa". Transformou a torre num lugar maravilhoso, com sol e cheio de flores. 9 meses depois, nasceu Perseu. O rei com medo pôs a sua filha e o seu neto numa caixa de madeira no mar. Zeus, o pai fez a caixa ir ter a uma ilha chamada Serifo. Ditti, um sábio da ilha, encontrou a caixa, abriu-a e encontrou Perseu e Danae e ai ela encontrou paz! Mas mais tarde apareceu Polidette, o rei da ilha, que se apaixonou por Danae. Perseu cresceu e Danae continuou rejeitando o pedido do rei, ele perdeu a paciência e descarregou a sua raiva em Perseu dizendo que devia matar a Medusa em forma de agradecimento à hospitalidade que ele e a sua mãe lhe deram. O rei pensava que Danae, para o filho não correr perigo casava com ele, mas Perseu foi porque sabia que se não fosse a sua mãe morria.




Webgrafia:
http://medusaanjodemonio.blogspot.com/2005/12/origem.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medusa
http://wwwmuciovicente.blogspot.com/2010/04/historia-de-perseu-e-medusa.html

Trabalho Realizado Por:
André Palmeiro, nº 5

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    Tazer um texto de pesquisa não é colar bocados de texto sem ter em conta se têm lógica.

    ResponderEliminar