quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eurípedes

Eurípedes viveu na Grécia, no século V a.C. Os Gregos acreditava numa religião Politeísta e os cidadãos deste período apreciavam a arte e as festas.

Eurípedes
Eurípedes nasceu em 480 a.C.na ilha grega de Salamina. Morreu em 406 a.C. na cidade de Pela, na Macedónia.
Não se sabe muito da sua vida. Foi casado duas vezes.
Ele era melancólico, reservado e pouco sociável. Tinha o costume de meditar sozinho numa gruta em frente ao mar.
Trabalhou cinquenta anos no teatro, e escreveu 92 peças, mas só conquistou cinco prémios, o quinto só lhe foi concedido após a sua morte.
Ao lado de Sófocles e Ésquilo, Eurípedes é considerado um dos grandes poetas trágicos gregos. De acordo com estudiosos do período, pensa-se que escreveu cerca de 92 peças trágicas. Porém, apenas 18 chegaram até à nossa época.

As suas melhores peças foram:
Alceste;
Medéia;
Os Heráclidas;
Hipólito;
Andrômaca;
Hécuba;
As Suplicantes;
Electra;
Héracles;
As Troianas;
Ifigênia em Táuris;
Íon;
Helena;
As Fenícias;
Orestes;
As Bacantes;
Ifigênia em Áulis.

Foi um alvo permanente dos poetas cómicos, especialmente de Aristófanes. As suas obras foram sobre Tragédias algumas incompletas. Os mitos, para Eurípedes eram apenas elementos vitais para as tragédias. Eurípedes não fazia peças acerca dos deuses ou da realeza, mas sobre as pessoas reais, colocava camponeses ao lado de príncipes. Ele falava da realidade, as críticas falavam dos excluídos da sociedade, das mulheres, dos escravos e dos velhos.
Passou os últimos tempos da sua vida na Macedónia, na corte. Segundo a história sofreu uma morte trágica, os cães de caça do rei despedaçaram-no. Morreu em 406 a.C. na cidade de Pela na Macedónia.

Webgrafia:
Bibliografia:
Manual História Sete

Trabalho Realizado Por:
Claúdio Nussbaumer

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    A Grécia, no século V a. C. não era um país, tive de retirar a informação porque estava errada. Trabalho mal organizado. A referência de livros não se faz assim.

    ResponderEliminar