Sófocles |
Sófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes. As suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Era filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas.
As suas primeiras peças foram escritas depois das de Ésquilo e antes das de Eurípedes. Escreveu 123 peças durante a sua vida, mas apenas sete sobreviveram numa forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o escritor mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas.
Sófocles também foi actor, sacerdote de Asclépio(deus da medicina) e foi eleito duas vezes para a Junta de Generais.
Nas suas tragédias encontravam-se dois tipos de sofrimento: o sofrimento de excesso de paixão e o sofrimento como consequência de um acontecimento acidental, como o destino.
Sófocles morreu com noventa ou noventa e um anos, no inverno de 406 ou 405 a.C.. Como aconteceu com muitos homens famosos na antiguidade, a morte de Sófocles inspirou uma série de histórias apócrifas sobre sua causa. Talvez a mais famosa é a sugestão de que ele morreu devido ao esforço excessivo ao tentar recitar uma longa passagem da sua peça, Antígona, sem parar para respirar. Outra versão sugere que ele se engasgou ao comer uvas no festival Antesteria, em Atenas.
Poucos meses depois, um poeta de comédia escreveu este elogio na peça intitulada As Musas: "Bendito seja Sófocles, que teve uma vida longa, era um homem feliz e talentoso e o escritor de muitas boas tragédias, e terminou sua vida assim, sem sofrer qualquer desgraça. Isto é um tanto irónico, pois de acordo com alguns relatos seus próprios filhos tentaram declará-lo incapaz perto do fim da sua vida".
As suas peças "sobreviventes" são:
- Àjax
- Antígona
- As Traquínias
- Édipo Rei
- Electra
- Filoctetes
- Édipo em Colono
Bibliografia :
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3focles#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas
Trabalho Realizado Por:
Beatriz Quintos
Nota: Suficiente
ResponderEliminarTrabalho baseado apenas num site, com partes em brasileiro, o que implica pouco texto próprio.