Poseidon |
Na mitologia grega, também conhecido como Poseidon, ou Posidão, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos. Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.
Poseídon lutou com Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas. Segundo Marco Terêncio Varrão, citado por Agostinho de Hipona, as mulheres da Ática tinham o direito ao voto na época do rei Cecrope I. Quando este rei fundou uma cidade, nela brotaram uma oliveira e uma fonte de água. O rei perguntou ao oráculo de Delfos o que isso queria dizer, e resposta foi que a oliveira significava Minerva e a fonte de água Neptuno, e que os cidadãos deveriam escolher entre os dois qual seria o nome da cidade. Todos os cidadãos foram convocados a votar, homens e mulheres; os homens votaram em Neptuno, as mulheres em Minerva, e Minerva venceu por um voto. Neptuno ficou irritado, e atacou a cidade com as ondas.
Para apaziguar o deus (que Agostinho chama de demônio), as mulheres de Atenas aceitaram três castigos: que elas perderiam o direito ao voto, que nenhum filho teria o nome da mãe e que ninguém as chamaria de atenienses.
Trabalho realizado por:
Nuno Rodrigues
Trabalho com pouca informação, muitas colagens emuito aquém do que se pedia, não tinha imagem, nem bibliografia.
ResponderEliminarNota: Suficiente -