Os antigos egípcios resultaram de uma mistura de muitas populações que se fixaram no Egipto ao longo dos tempos. Os camponeses e artesãos vestiam-se apenas com um pedaço de tecido, colocado em forma de tanga em volta da cintura.
As mulheres usavam uma longa túnica e os meninos geralmente andavam nus. Os ricos usavam trajes mais requintados.
Os nobres, por exemplo, usavam um saiote pregado e suas mulheres, vestidos bordados com contas.
A língua dos egípcios (nos dias de hoje uma língua morta) é um ramo da família das línguas afro-asiáticas. Esta língua é conhecida graças à descoberta e decifração de Pedra de Roseta onde se encontra inscrito um excerto em duas línguas (egípcio e grego).
O número de habitantes do Antigo Egipto diminuiu durante épocas. A maior parte da população egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. A casa dos camponeses era simples, normalmente com uma única divisão e quase sem móveis. Os camponeses ,como não tinham muitos móveis, comiam com as mãos. As casas dos egípcios mais ricos eram confortáveis: feitas com tijolos de barro secos ao sol, eram bem decoradas e bem mobiladas.
A alimentação dos egípcios era à base de pão, cebola, alho, favas, lentilhas, rabanetes, pepinos e, às vezes, peixe. Essa alimentação era acompanhada com cerveja não fermentada. Os pobres só comiam carne e fruta nos dias de festas. O vinho só aparecia na mesa dos ricos, que, além dos alimentos citados, consumiam frutas, queijos e carnes de animais domésticos e selvagens.
Nas suas atividades de caça e pesca no Nilo, os egípcios navegavam em pequenas e fracas embarcações feitas de feixes de papiro atados. Os pescadores trabalhavam em grupos e utilizavam enormes redes. Os nobres, porém, pescavam só por diversão, com o auxílio de lanças.
Nas cerimónias, tanto os homens como as mulheres usavam pesadas perucas. Além disso, independentemente de idade ou sexo, os egípcios gostavam de usar imensas jóias – tiaras, brincos, colares, anéis, braceletes e pulseiras. Essas jóias podiam ser de ouro, prata, pedras semipreciosas, contas de vidro, conchas ou pequenas pedras polidas de cores bonitas.
Os egípcios tinham ainda os seus jogos e divertimentos. Os jovens nobres, por exemplo, costumavam sair em carros puxados por cavalos para ir ao rio pescar, apanhar aves ou caçar hipopótamos, crocodilos e patos. Mas os egípcios apreciavam muito os jogos de tabuleiro, que se assemelhavam aos jogos de xadrez e de damas que conhecemos hoje. As crianças egípcias também tinham sos eus jogos e brinquedos. Gostavam muito de dançar, disputar jogos de equipa, e brincar com bonecas e bolas.
Trabalho realizado por:
Beatriz Quintos