sábado, 17 de dezembro de 2011

Osíris

Osíris
Osíris era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e à vida no Além. Osíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egipto, ele era marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos, no tribunal onde se procedia à pesagem do coração.
Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egipto, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país, porém, os seus começos foram os de qualquer pessoa local. Para os seus primeiros adoradores, Osíris era apenas a encarnação das forças da terra e das plantas. À medida que o seu saber se foi espalhando por todo o espaço do Egipto, Osíris enriqueceu-se com os atributos das divas que suplantava.
Por outro lado a mitologia gerou uma lenda de Osíris, que foi recolhida fielmente por alguns escritores gregos, como Plutarco. A dupla imagem que de ambas as fontes chegou até nós deste deus, cuja cabeça aparece coberta com a mitra branca, é a de um ser bondoso que sofre uma morte cruel e que por ela, assegura a vida e a felicidade eterna a todos os seus protegidos, bem como a de uma sobrenatural que cicatriza a terra egípcia e a sua vegetação, destruída pelo sol e a seca, mas sempre ressurgida pelas águas do Nilo.

Trabalho realizado por:
Maria Madalena Catarino

1 comentário:

  1. Trabalho pouco próprio, apenas alteraste alguns pormenores, podia estar melhor.
    Nota: SUFICIENTE

    ResponderEliminar