segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Pintura Egípcia

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida pela civilização do Egipto, localizada no vale do rio Nilo. Um dos ramos da arte desenvolvido no Egito foi a pintura, grande parte da pintura egípcia era feita nas paredes das pirâmides, que retratavam a vida dos faraós, bem nos restantes túmulos e templos.
As figuras pintadas eram sempre representadas com a cabeça, membros inferiores e superiores de perfil e o tronco e a cabeça de frente, a esta norma chamava-se a lei da frontalidade. Nas pinturas estão representadas figuras maiores e outras mais pequenas, porque cada pessoa tinha a sua importância e quanto maior era a importância da pessoa, maior ela era representada nas paredes das pirâmides.
As cores também eram fundamentais na pintura. Os egípcios apreciavam muito as cores, as estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram profusamente coloridos. Porém, a passagem do tempo fez com que se perdessem as cores originais que cobriam as superfícies dos objetos e das estruturas. Estas cores, obtidas a partir de componentes naturais, tinham um significado:
  • O Preto era obtido a partir do carvão de madeira. Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e a regeneração, isto devido á inundação do Nilo em Agosto/Setembro, que fertilizava o solo. Na arte o preto era utilizado nas sobrancelhas, perucas, olhos e bocas. O deus Osíris era muitas vezes representado com a pele negra.
  • O Branco era obtido a partir da cal ou do gesso. Era a cor da pureza e da verdade. utilizada nas vestes dos sacerdotes e nos objetos rituais. As casas, as flores e os templos eram também pintados a branco.
  • O Vermelho era obtido a partir dos ocres. O seu significado era bivalente: por um lado representava a energia, o poder da sexualidade, por outro lado estava associado ao maléfico deus Set, cujos olhos e cabelo eram pintados a vermelho, tal como o deserto. Era a vermelho que se pintava a pele dos homens.
  • Para criar o Amarelo, os egípcios recorriam ao óxido de ferro hidratado. Os egípcios associavam o amarelo à eternidade. As estátuas dos deuses eram feitas a ouro, assim como os objetos funerários do faraó, como as máscaras.
  • O verde era produzido a partir de malaquite do Sinai. Simboliza a regeneração e a vida. A pele do Osíris também podia ser pintada de verde.
  • O Azul era obtido a partir azurtite (carbono de cobre) ou recorrendo-se ao óxido de cobalto. Estava associado ao rio Nilo e ao céu.
Webgrafia:
Wikipédia

Trabalho realizado por:
Filipa Garvão

1 comentário:

  1. Bom trabalho, não fora a falta de desenvolvimento da pintura, em si, e de imagens, essenciais em arte.
    Nota: SUFICIENTE

    ResponderEliminar