quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Homo Erectus

Há aproximadamente 1,8 milhões de anos, descobriram-se fósseis do Homo Erectus desde a África ( local onde se pensa que apareceu o primeiro ) até  à Indónesia na Oceânia, Ásia e Europa. Homo  erectus, que significa “ homem direito”, foi identificado pela primeira vez na ilha de Java em 1981 por Eugéne Dubois.
A face do Homo erectus tinha enormes maxilares com grandes molares, sem queixo, com uma zona demarcada sobre os olhos e um crânio longo e baixo, com uma dimensão cerebral variando entre 750 cm3 e 1225 cm3. Nos asiáticos surgem crânios com crista sagital. O esqueleto do Homo erectus é maior do que o do homem atual, implicando ter maior força, ser mais eficiente a caminhar, e os seus esqueletos tiveram de se adaptar para permitir o nascimento de crianças com crânios maiores.
O Homo erectus media em média 1,80m, pesava cerca de 60 quilos e a sua alimentação era omnívora . O uso do fogo distinguiu o Homo erectus de todos os outros, pois ele terá manipulado o fogo, realizando objectos de osso, de madeira e de pedra mais sofisticados. Iniciaram também a tradição da caça em grupo, da qual deixaram vestígios de locais escavados e dezenas de ossos de animais de pequeno e grande porte, facto esse que lhe foi facilitado pela fácil comunicação que tinha com os outros da mesma espécie.
Trabalho realizado por:
Ruben Gamito Malveiro                                    

1 comentário:

  1. Trabalho desorganizado, boa parte do texto não era teu, até porque estava com a formatação de origem.
    Não tiveste cuidado com a apresentação e nem puseste nenhuma imagem, ao contrário do que tinha sido pedido. Pôr bibliografia ou webgrafia no próximo.
    Nota: SUFICIENTE

    ResponderEliminar