|
Busto de Caracala |
Caracala nasceu no ano 188 e a sua terra natal é Gália. Caracala era o filho mais velho de Septímio Severo e da futura imperatriz Julia Domna. Ele foi o sucessor de Septímio Severo. No entanto, na altura em que nasceu, o seu pai ainda era o governador de Gália Lugdunense.
No ano 202 d.C por incumbência de seu pai, o imperador Severo, e da influência de Fúlvio Plaucino promoveu o casamento de Públia Fúlvia com Caracala, mas Caracala recusou pois desconfiava dos objetivos políticos de Plauciano.
A rivalidade entre Caracala e Geta depois da morte de seu pai passou a ódio, apesar de seu pai ter a esperança do entendimento entre eles de forma a que partilhassem o poder, e que pudessem dividir o império passando a ser Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente. Mas o seu ódio eram tão grande que Caracala através de uma armadilha montada mandou matar o irmão e considerá-lo inimigo público pelo Senado.
Caracala tentou caracterizar-se como imperador guerreiro, conforme o conselho do seu pai, Caracala aumentou significativamente o salário dos soldados. Para isso, ele desvalorizou o denarius, diminuindo a quantidade de prata nessa moeda, de maneira a que o poder imperial pudesse cunhar mais moedas para assim conseguir pagar aos seus soldados. Na realidade, Caracala possuía um misto de admiração e temor pelos seus soldados. Por isso, Caracala fez o máximo para angariar a fidelidade deles, além de aumentar o seu salário, o imperador vivia entre os soldados, adotando as mesmas roupas, comendo da mesma comida e usando o mesmo vocabulário, compartilhando mesmo os seus trabalhos braçais.
No reinado de Caracala uma das obras mais importantes foi a construção das Termas de Caracala, a última grande intervenção urbana que Roma sofreu enquanto capital do Império Romano. Um enorme complexo de banhos, bibliotecas e espaços privados.
Caracala extendeu a cidadania romana para todo o homem e mulher livre que vivessem dentro das fronteiras do Império Romano, abrangendo assim a área do fisco romano para todos os seus habitantes. Medida que tornou Caracala extremamente impopular por todas as províncias do Império.
A sua instabilidade mental, o tratamento brutal aos seus adversários e sua política fiscal muito severa, além do tratamento privilegiado por ele concedido aos seus funcionários e aos soldados de carreira, fizeram com que se tornasse odiado. Uma das grandes razões pela qual ficou conhecido foi pelo massacre dos habitantes de Alexandria, que ao saberem que o imperador iria visitar essa cidade, em 215 d.C, alguns habitantes satirizaram a afirmação que Caracala havia matado Geta por autodefesa. Ao saber disso, o imperador enfureceu-se e massacrou mais de vinte mil habitantes em Alexandria.
A ira de Caracala e seu apoio quase incondicional das legiões tornavam-o extremamente temido, ainda que muitas vezes odiado. Apesar de seu esforço em agradar aos soldados, ele não conseguiu agradar a todos, pois um deles aproveitou um momento de fragilidade de Caracala para esfaqueá-lo pelas costas enquanto urinava.
Webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caracala
Trabalho realizado por:
Sandra Malveiro