Apolo, também conhecido por Febo, era filho de Zeus e de Leto, irmão gémeo de Artémis e pai de Esculápio, Troilo, Aristeu e Orfeu. Apolo e a sua irmã, nasceram na ilha de Delos onde a sua mãe se refugiou de Hera, esposa de Zeus.
Depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da antiguidade clássica. Era conhecido como o deus da divina distância que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade. Era o deus da morte súbita das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Também era deus da beleza, da perfeição, da harmonia, do equilíbrio e da razão, o iniciador das jovens no mundo dos adultos. Estava ligado à natureza, às ervas e aos rebanhos e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros.
Apolo também era conhecido pelos seus casos amorosos, embora não tivesse muita sorte no amor, apaixonou-se por Dafne, filha de Peneu, que preferiu pedir a seu pai que a transformasse num loureiro do que cair de amores por Apolo. Cassandra, filha de Príamo, rei de Tróia, não se deixou enamorar por ele, apesar de lhe ficar grata pelo dom da visão que ele lhe concedeu. Jacinto, foi outro grande amor de Apolo, mas que também não correu bem, pois desta vez foi invejado por Zéfiro, deus do vento.
Por ter sido um dos deuses principais da mitologia greco-romana, ainda hoje se comemora o dia do deus grego Apolo.
Webgrafia:
Nota: Bom -
ResponderEliminarPelo menos tentyaste alterar alguma coisa.