terça-feira, 20 de março de 2012

Marco Aurélio


Marco Aurélio
Marco Aurélio era filho de Marco Ânio Vero e de Domicia Lucila, nasceu a 26 de abril do ano 121. Aos 17 anos de idade ele foi adoptado pelo tio que se chamava Antonio Pio, imperador na altura. Quando foi adoptado pelo seu tio mudou o seu nome de nascimento, Marco Ânio Catilio Severo, para Marco Aurélio António, e dedicou-se ao estudo da filosofia com Rústico, o Estóico.
Casou-se com Faustina filha de António Pio em 145. Durante os seus 30 anos de casamento nasceram 13 filhos, entre os quais Cómodo que se tornou Imperador após a sua morte, e Lucila que se casou com Lúcio Vero .
Quando António Pio faleceu, no ano de 161, Marco Aurélio subiu ao trono com seu irmão adoptivo, Lúcio Vero. O seu irmão adoptivo foi-lhe leal até ao ano de 169 que foi o ano em que faleceu. Marco Aurélio, aplicou no império ensinamentos filosóficos, que concretizou numa mais ampla e generosa interpretação do direito Romano, reduziu os impostos aos pobres, ampliou os direitos dos escravos. Só saiu da sua trajectória humanitária com as perseguições aos cristãos, que considerava inimigos naturais do Império.
Em 167/168 derrotou os marcomanos, que aniquilou na passagem do Danúbio em 173 e venceu os quadros em 174 na famosa vitória da "Legião Trovão". Invadiu a Germânia e foi chamado à Síria, onde Avídio Clássio se tinha proclamado imperador. Morto este e pacificada a Síria voltou em 176 a Roma, onde foi aclamado em triunfo. O ano 177 ficou assinalado por uma perseguição aos cristãos.
Morreu em 17 de março, no ano de 180, possivelmente de peste, durante uma expedição contra os Marcomanos, que cercavam Vindobona atual Viena. As suas cinzas foram trazidas para Roma e depositadas no mausoléu de Adriano. Tornaram-no um Deus depois de morto.
Seu filho e sucessor, Cómodo, ergueu, para nunca mais se esquecer a sua memória, um monumento que se encontra na Piazza Colonna de Roma. A sua obra "Reflexões e meditações" colocou-o entre os principais filósofos estóicos.

Bibliografia/Webgrafia:
Grande Enciclopédia Universal, editora Durclub, S.A.
pt.wikipédia.org

Trabalho realizado por:
Alexendre Pereira

1 comentário:

  1. Nota: Bom

    Trabalho bastante completo, peca apenas pela cópia de textos não organizados por ti, apenas alterados.

    ResponderEliminar