quinta-feira, 22 de março de 2012

A Loba do Capitólio


Loba do Capitólio
A Loba do Capitólio é uma figura que habitualmente associamos ao universo quase mítico da Roma Antiga e que simboliza a fundação da "Cidade Eterna". A lenda surge em Roma e fala de Rómulo e Remo.

1º Versão:
Rómulo e Remo eram gémeos, filhos de Marte e descendentes, pelo lado da mãe, de Eneias o herói descendente de Vénus que tinham escapado à queda de Tróia. Haviam sido abandonados para morrerem. Contudo uma loba alimentou-os até serem adoptados por um casal de pastores e, mais tarde, Rómulo acabaria mesmo por fundar a cidade de Roma.

2º versão:
Amúlio, para punir Reia Sílvia, prende-a num calabouço e, por medo destes heróis, filhos de um deus, quererem tomar o seu lugar, mandou um servo executá-los, mas o servo encarregado não tem coragem de fazê-lo e abandona os gémeos numa cesta no rio Tibre. Ora, é primavera, período de cheias em que o rio sai de seu leito. O servo deposita o cesto que contém os bebés nas águas do rio que sobe e elevam o cesto. Quando as águas da cheia recuam, este fica em terra, ao pé do Palatino. Atraída pelo choro dos recém-nascidos, uma loba sai do bosque e encontra-os. Como ela acabou de perder os seus filhotes, ofereceu as suas tetas às crianças e, como fez com os seus filhotes, lambe-os com a sua longa língua. Algum tempo depois, um pastor de ovelhas chamado Fáustulo encontrou os meninos e levou-os para casa, onde sua mulher Aca Laurência os criou.
Rómulo e Remo cresceram na cabana de seus pais adotivos. A caça dos animais selvagens, a corrida e os exercícios físicos enrijeceram seus corpos e suas almas. Tinham como companheiros pastores e, com eles, atacavam os salteadores de passagem para roubar-lhes os seus espólios.
Acusado de roubo, Remo foi capturado e levado à presença do rei Amúlio. Fáustulo, o pastor, resolveu então contar a Rômulo a história de sua origem. Rômulo foi até Alba Longa, libertou seu irmão, matou Amúlio, devolveu o trono a seu avô Numitor e à sua mãe as honras que lhe eram devidas.

Os romanos designam pela mesma palavra, lupa, a fêmea do lobo e a prostituta. Por isso, os historiadores afirmam que na realidade a ama dos gémeos teria sido Aca Laurência, mulher do pastor Fáustulo, que teria exercido o ofício de prostituta. A fantástica lenda do animal que os socorre teria surgido, portanto, da ambiguidade da palavra lupa.

Webgrafia:
http://dokatano.blogspot.com/2009/07/loba-do-capitolio.html#ixzz1pr5u7fJH

Trabalho realizado por:
Mariana Martins

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    Podias ter levado a lenda até à fundação de Roma, era essa a intenção e falei nela, quando propûs esta lenda. ficaste a meio. mais Brasileiro!!!

    ResponderEliminar