quinta-feira, 22 de março de 2012

Justiniano


Justiniano
Flávio Pedro Sabácio Justiniano I também conhecido como Justiniano, o Grande, nasceu em 669 em Tauresium na actual Macedónia, numa familia pobre, sendo depois adotado pelo tio Justino, ex-guarda que iria reinar o Império Bizantino.
Foi ainda jovem para Constantinopla. Quando Justino I se torna imperador, em 518, o seu sobrinho já exerce grande influência sobre ele. Justiniano estuda direito, retórica e teologia e, em 518, começa a participar na vida política como patrício e cônsul. Recebe o título de César em 525 e, em 527 e é proclamado imperador. No mesmo ano, casa-se com a atriz Teodora, filha de um tratador de ursos. A mulher tinha um papel importante no seu governo, aconselhando o imperador até nas questões militares.
Justiniano era inteligente , politicamente hábil, ambicioso e autoritário, era chamado pelos súditos de "o imperador que nunca dorme".  Entre 527 e 540 lança-se no projeto de restauração e unificação do Império Romano.Para recuperar a grandeza do antigo império, estimula a indústria, o comércio e as artes. Faz a revisão e a codificação do Direito Romano no Corpus Juris Civilis, também conhecido como Código Justiniano.
Morre a 4 de Novembro de 711(42 anos) na Constantinopla.
 
Webgrafia:
http://www.algosobre.com.br/biografias/imperador-justiniano.html
Trabalho realizado por:
Mariana Cortes Nº19 7ºA

1 comentário: