Diana |
A deusa Diana, era a deusa da Lua e da caça, filha de Júpiter e Latona, e irmã gémea de Apolo. Era representada como uma caçadora, com uma aljava, um arco e acompanhada por um cão ou um veado.
Era muito ciosa da sua virgindade, sendo que na sua mais famosa aventura transformou num veado um caçador (Acteão), que a viu nua no banho. A deusa mostrou-se cruel, pois não suportava a ideia de ser vista nua.
Mas também era uma deusa prestável e oferecia sempre a sua proteção, particularmente às grávidas, de fato, desde pequena que ajudava grávidas a dar à luz. Mal saiu da barriga da mãe (Latona), ajudou-a no parto do irmão gémeo (Apolo).
Seu pai, Júpiter, deu-lhe vinte ninfas, que tal como ela renunciaram ao casamento. Diana desde cedo foi identificada com Artémis, na religião grega.
O mais famoso dos seus santuários, ficava num bosque junto ao lago Nemi, perto de Arícia, e em Roma, o seu templo mais importante situa-se no monte Aventino, que terá sido contruído pelo rei Servius Tulius, no século VI a.C..
Webgrafia:
Wikipédia
Blog do Prof. Kiber
Trabalho realizado por:
Carolina Barroso 7ºA /nº9
Nota: Suficiente
ResponderEliminarTrablho um pouco pobre em conteúdo. O templo de Évora não era dedicado ao culto de Diana, como se pensou inicialmente, é provável que fosse dedicado ao culto imperial.