quinta-feira, 1 de março de 2012

Zeus


Zeus
Zeus é o principal Deus da mitologia grega (filho do titã Cronos e da titânide Rea).
Há várias versões da lenda do nascimento de Zeus:
Na maioria delas, ele nasceu na ilha de Creta, num monte que pode ter sido o Egeon, o Dicte ou o Ida.
Uma das várias versões revelam que Gaia levou Reia para dar à luz secretamente o filho na caverna de Dicte, onde nasce o seu filho Zeus, ficando aos cuidados de Gaia e das ninfas da floresta.
Criado por semideuses e por ninfas, existem também versões em que Zeus fica aos cuidados de centauros, sendo amamentado por uma cabra chamada Amalteia, depois de morta a sua pele revestiu o escudo de Zeus.
Esta protecção do 6º filho de Cronos é atribuida a uma lenda segundo a qual, Cronos, que reinava no universo, foi advertido por um oráculo de que um de seus filhos iria destroná-lo. Passou, portanto, a devorar os seus descendentes, logo após o nascimento. Ao dar à luz o sexto filho, Rea resolveu salvá-lo da decisão paterna por meio de uma artimanha. Escondeu o menino e deu a Cronos uma pedra envolvida em fraldas, do tamanho do recém-nascido. Cronos engoliu a pedra e Zeus sobreviveu. Noutras versões Rea dá um cavalo bebé a Cronos.
Ao tornar-se adulto, Zeus resolveu conquistar o trono de seu pai, e deu-lhe uma droga para beber que o fez vomitar os outros filhos anteriormente engolidos: Deméter, Hera, Héstia, Hades e Poseidon. Juntos, os irmãos enfrentaram Cronos e os outros titãs, contando com a ajuda dos Cíclopes e dos gigantes Hecatônqueires, que Zeus tinha
libertado do Tártaro, região situada nas profundezas do mundo (abaixo do próprio inferno).
A guerra duraria 100 anos, sendo vencida pelos
deuses olímpicos, que então partilharam o universo. Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.

Influência na cultura grega:A mitologia grega é bastante rica em termos de contos e explicações da origem do mundo, atribuindo todos os poderes aos deuses, que segundo a crença geral, moravam no Monte Olimpo e sobre os quais imaginaram vários mitos.
A religião era muito importante para a cultura grega, era um fator de unidade entre os gregos que respeitavam todos as mesmas divindades. Contudo, a mitologia Grega para além dos significados religiosos foi também ganhando um carácter artístico, sendo também divulgada através da arte.
Além de uma grande quantidade de templos (arquitectura) e da escultura a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia. Podemos destacar a obra de Homero “ A Ilíada e a Odisseia” e Hesíodo através da obra “Teogonia” que recolheram nas suas obras, estas fantásticas histórias (mitos).
Zeus é o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, foi considerado um deus dos fenómenos naturais, sendo-lhe atribuídos os raios, trovões, chuvas e tempestades e mais tarde, foi também associado à
justiça e à lei.
Os gregos veneravam os seus deuses, prestando-lhe culto. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era
a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Um dos santuários mais venerados era o de Zeus, atraindo pessoas de todo o mundo grego. Sendo os Jogos Olímpicos, originalmente realizados em sua honra, onde os gregos de 4 em 4 anos exibiam as suas proezas atléticas.

Webgrafia
http://www.portalangels.com/educacao/educacao/arte/zeus-o-rei-dos-deuses-senhor-do-olimpo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_minoica#Zeus
http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeus

Trabalho realizado por: Mariana Cortes 7ºA nº19

1 comentário:

  1. Nota: Bom

    Podia ser mais completo, só falaste da origem de Zeus e de mais nenhuma lenda a ele associada.

    ResponderEliminar