quarta-feira, 21 de março de 2012

Viriato


Estátua alusiva a Viriato
Pouco se conhece sobre a vida de Viriato. Não se sabe nada da sua data de nascimento nem o local exacto onde nasceu e a única referência à localização da sua tribo nativa foi feita pelo historiador grego Diodoro da Sicília que afirma que ele era das Tribos Lusitanas que  habitavam do lado do oceano.
Foi pastor e chefe hispânico no século II a. C. Conduziu os Lusitanos, na luta contra os romanos, a partir de 150 a. C. Notável na táctica de guerrilha e admirável chefe-guerreiro, animou os seus guerreiros sob duras condições de vida, vencendo os melhores generais romanos, com retiradas fingidas e conhecimento perfeito do terreno onde lutavam. No séculoII a.C., os Romanos estavam a tentar dominar a Península Ibérica para poderem ter toda a região à volta do Mar Mediterranio sob o seu poder.
Viriato casou com a filha de um importante agricultor da planície, demonstrando conhecer a necessidade de alianças entre as várias populações para fazer frente ao perigo romano. Os Lusitanos homenageavam Viriato com os títulos de Benfeitor, (Grego: evergetes), e Salvador, (Grego: soter), os mesmos títulos honoríficos usados pelos reis da dinastia ptolemaica.
Mas Roma não desistiu de impor a sua autoridade, e quebrou as tréguas, voltando a atacar os povos exaustos e dispersos na Península. Viriato propôs um acordo aos Romanos, comprometendo-se a depôr as armas em troca da garantia de um território. Contudo Roma legou a Servílio Cipião extraordinários poderes. Este comprou dois soldados de Viriato, que
acederam matar o seu chefe. Assim, Viriato foi morto, à traição, enquanto dormia na sua tenda, no ano de 139 a.C.

Webgrafia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Viriathus
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/biografias_1.htm
http://www.esferadoslivros.pt/pdfs/viriato.pdf

Trabalho realizado por:
Frederico Santos

1 comentário:

  1. Nota: Suficiente

    Podia estar mais organizado, ainda tinha os links da wikipédia, não tinha imagem e o texto nem formatado estava.

    ResponderEliminar