Acrópole de Atenas |
A Grécia estava situada na Península Balcânica, banhada pelo mar Egeu, da costa ocidental, banhada pelos mares Jónio e Medierrâneo.
Os gregos tinham conflitos e diferenças entre si, mas tinham também muitos elementos culturais em comum. Falavam a mesma língua e tinham uma religião comum, acreditavam nos mesmos deuses.
Reconheciam-se como helenos (gregos) e chamavam de bárbaros os estrangeiros que não falavam a sua língua e não tinham seus costumes, ou seja, os povos que não pertenciam ao mundo grego.
- Educação em Atenas
- Jogos Olímpicos
- Arte
- Religião
Em Atenas, apesar das mulheres também serem educadas para as tarefas de mãe e esposa, a educação era tratada de outra forma, pois até mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontrava-se homens alfabetizados. Eles eram ensinados para cuidarem não só da mente como também do corpo, o que lhes dava vantagem na hora da guerra, pois eram tão bons guerreiros quanto estrategas.
Os meninos, aos sete anos, começavam a sua instrução na escola e nas suas próprias casas. O Pedagogo - um escravo especial - eram escolhido para os orientar. Antigos poetas como Homero a base da sua aprendizagem.
Um exemplo de atividade cultural comum entre os gregos foram os Jogos Olímpicos. Os gregos das mais diversas cidades reuniam-se em Olímpia para a realização de um festival de competições. Esse festival ficou conhecido como Jogos Olímpicos. Os jogos olímpicos eram realizados em honra de Zeus (o mais importante deus grego) e incluíam provas de diversas modalidades desportivas: corridas, saltos, arremesso de disco, lutas corporais. Além do desporto haviam também competições musicais e poéticas. Os Jogos Olímpicos eram anunciados por todo o mundo grego dez meses antes de sua realização. Os gregos atribuíam tanta importância a essas competições que chegavam a interromper guerras entre cidades (trégua sagrada) para não prejudicarem a realização dos jogos.
Um dos mais expressivos monumentos do período antigo é o Partenon, templo com colunas dóricas, construído entre 447 e 438 a.C. na acrópole de Atenas, e dedicado à padroeira da cidade, Athenea Párthenos. A construção foi criada pelos arquitetos Calícrates e Ictinos, e é comandada por Fídias. As suas linhas arquitetónicas serviram de inspiração para a construção de muitos outros edifícios em todo o mundo.
A mais alta montanha da Grécia, o Monte Olimpo, onde os gregos antigos acreditavam ser a morada dos Doze Deuses. Os gregos praticavam um culto politeísta antropomórfico, em que os deuses poderiam envolver-se em aventuras fantásticas. Não havia dogmas e os deuses possuíam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Para relatar os feitos dos deuses e dos heróis, os gregos criaram uma rica Mitologia. Normalmente, as cerimónias públicas, mesmo de cunho político, eram antecedidas por práticas religiosas, o que reflete a importância da religião entre os gregos antigos. Mas essa religião foi superada pela Filosofia. Entre as divindades cultuadas estavam: Zeus (senhor dos deuses), Hades (deus do mundo inferior), Deméter (deusa da agricultura), Posídon (deus do mar), Afrodite (deusa do amor), Apolo (deus do sol e das artes), Dionísio (deus do vinho), Atena (deusa da sabedoria), Artêmis (deusa da caça e da lua), Hermes (deus das comunicações), Hera (protetora das mulheres) e muitas outras. Além dos grandes santuários como os de Delfos, Olímpia e Epidauro, havia os oráculos que também recebiam grandes multidões, pois lá se acreditava receber mensagens diretamente dos deuses. Um exemplo claro estava no Oráculo de Delfos, onde Pítia (sacerdotisa do templo de Apolo) entrava em transe e pronunciava palavras sem nexo que eram interpretadas pelos sacerdotes, revelando o futuro dos peregrinos. Outro facto muito interessante era a existência dos homogloditas, eles utilizavam a argila para a construção de estatuetas como uma oferenda aos deuses gregos, geralmente ao Dionísio, deus da humildade e da realeza.
Bibliografia :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga#Cultura
Trabalho realizado por:
Beatriz Quintos
Nota: Suficiente
ResponderEliminarAntes de mais dou-te os parabens por seres a única que fez um texto fora dos obrigatórios, contudo devias evitar copiar os textos da wikipédia, pelo menos tira os brasileirismos, tive de ser eu a fazê-lo.