quinta-feira, 8 de março de 2012

Heródoto

Heródoto
Vida
Heródoto foi um geógrafo e historiador grego, nascido no século V a.C. (485? –420 a.C.) em Halicarnasso. Pelo desejo de conhecer mais, viajou por todo o mundo grego, Pérsia e Egito.
Heródoto era filho de uma família influente, o seu pai fazia parte da vida política da sua polis e o seu tio era um importante poeta épico. Heródoto foi exilado quando era jovem, devido a razões políticas. Assim, viajou pelo mundo antigo, passando pelas costas do Mar Negro, por Cítia (sul da Rússia), Lídia (Turquia), Egito, Líbia, boa parte da própria Grécia e, acredita-se, pela Pérsia e Mesopotâmia. Foi ao longo desta viagem que recolheu informações sobre os costumes, mitos e histórias dos diferentes povos que conheceu.
Em Atenas, conheceu muitos intelectuais, desenvolvendo uma grande amizade com Sófocles, que fez menção das informações coletadas por Heródoto em suas peças, como "Antígona".
Ainda em Atenas, apresentou o resultado final de suas investigações, que se transformaria na sua célebre obra "Histórias" (publicada em nove livros, entre 430 e 424 a.C.), que tratava, ainda, das guerras entre os gregos e os persas, as Guerras Médicas. Foi por esta obra que o romano Cícero o chamou de "Pai da História".
Participou na fundação de uma colônia ateniense na Magna Grécia (sul da Itália), chamada Túrio (443 a.C.), onde parece ter vivido o resto de seus dias, tendo retornado algumas vezes a Atenas.
Obras importantes
Foi o autor da história da invasão persa da Grécia em meados do século V a.C., com o nome "As Histórias de Heródoto". Esta obra ficou reconhecida pela nova forma de literatura, pouco depois de ser publicada.
A obra está dividida em nove livros, cada um dos quais tem o nome de uma das musas. Este conjunto de nove livros está dividido em duas partes: Antes das Guerras Médicas - Livros I-IV (correspondentes às musas Clio, Euterpe, Tália e Melpómene); e Guerras Médicas - Livros V a IX (correspondentes a Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia e Calíope).
Porque ficou conhecido
Heródoto, não só contou acontecimentos passados, mas foi o primeiro a considerá-lo um problema filosófico ou um projecto de estudo que podia mostrar mais acerca do comportamento humano. Esta obra deu-lhe o título de "pai da história". Até esta altura a palavra história significava apenas "pesquisa". A partir daqui é que tomou o significado atual de "história".
Antes da decifração dos hieróglifos, a sua obra era o único documento sobre o Antigo Egito.
Contudo, na sua obra utilizou fontes muito diferentes e algumas pouco credíveis, misturou anedotas com acontecimentos importantes, pôs em causa alguns acontecimentos, mas aceitou outros igualmente pouco fidedignos. Ficou também conhecido pelo seu contributo na área da Geografia.
Webgrafia
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%B3doto
       http://www.infopedia.pt/$herodoto

       Trabalho realizado por:
 João Matos, nª15 7ªA

1 comentário: