quarta-feira, 21 de março de 2012

Mercúrio

Era uma das doze divindade gregas do Olimpo, o deus grego dos viajantes, pastores, mercadores, banqueiros, ladrões, adivinhos e arautos, correspondente a Mercúrio entre os romanos, com características de um deus místico do universo. Era filho de Zeus e da ninfa Maia.
Mercúrio era o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter. Mercúrio influenciou o nome de várias coisas , como por exemplo o planeta mercúrio e o elemento mercúrio.
Primeiro foi considerado deus dos cereais, por essa razão o seu primeiro templo foi erguido em 495 a.C., na região do Circo Máximo, em Roma. A partir daí tornou-se o patrãoo dos negociantes e de todas as corporações desse segmento de actividade
Um dos mitos de mercúrio foi que ao nascer, Mercúrio estava enfaixado e imediatamente desatou sua faixa e os seus nós, ficando livre. Mercúrio saiu e foi à Tessália, onde estavam os mais belos rebanhos. Roubou os rebanhos de Admeto que Apolo estava guardando. Apagou os traços do roubo, subornou as testemunhas, sacrificou duas novilhas aos deuses, matou uma tartaruga da qual fez uma lira, escondeu o gado e voltou ao berço como se nada tivesse acontecido.
Apolo descobriu o roubo, e como tinha o dom da adivinhação, acusou Mercúrio. Os deuses não acreditaram, porque, afinal, Mercúrio era um bebé. Mas Apolo levou-o a Zeus que o obrigou a não mentir. Mercúrio não mente, também não diz a verdade completa. Para conquistar Apolo, Mercúrio tocou a lira feita da tartaruga, encantando-o. Então Apolo trocou os rebanhos pela lira.
Isso representa o comércio, a troca, e Mercúrio é o protetor dos comerciantes e dos ladrões, e também dos viajantes. Os viajantes e comerciantes atiravam pedras a um monte para que Mercúrio protegesse os seus negócios. Na Grécia existem montanhas de pedras pelos caminhos. Pedra é um símbolo da presença divina: altar.
Mercúrio usa um chapéu que lhe dá a invisibilidade, sapatos com asas que lhe dão rapidez, uma bolsa para guardar os seus lucros e um caduceu, que é uma espécie de bastão que narcotiza, mas também símbolo da sabedoria. Mercúrio conhece as ervas, e o seu poder mágico, representado pelo caduceu, é usado também como símbolo dos médicos.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(mitologia)
http://www.mundodosfilosofos.com.br/mercurio.htm
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=268790
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGHermes.html

Trabalho realizado por:
Filipa nº13

1 comentário: